[PT] Repensando a "Criação de Valor"
Nas minhas conversas com executivos e líderes empresariais ouço a todo instante que o que é importante para as suas organizações é que eles tomem ações que agreguem valor ao négócio e assim eles vão atingir os resultados esperados ou prometidos.
Invariavelmente os debates sobre esse tema passa pelos assuntos: Desempenho; Avaliação; Criação de Valor e Resultados. O que se constata no final é que os gestores não se sentem realizados com seus desempenhos apesar de muitos deles cumprirem as suas metas pois continuam usando as ferramentas financeiras e tecnológicas, tais como BSC (Balanced Scoredcard); Custos ABC e ABM; Sistemas ERPs, como ferramentas administrativas para impulsionar objetivos financeiros de curto prazo em vez de estimular uma relação com o Mercado que realmente crie valor.
É necessário que todos os executivos e líderes empresariais tenham, urgentemente, uma nova maneira de pensar a respeito de:
- Desempenho
- Avaliação
- Resultados
- Criação de Valor
E com essa nova maneira de pensar mudem sua atenção de um foco na administração exclusivamente por resultados para administração por meios.
Gostaria de lançar um desafio aos líderes perguntando:
1 - São os objetivos financeiros e os de desempenho OU as relações entre as pessoas e o mercado e seus padrões de trabalho e de pensamentos em conjunto que produzem os resultados aos quais damos valor?
2 - Não são as relações e processos que moldam a capacidade da organização de aprender, de responder rapidamente ao mercado atendendo aos Fatores Críticos de Sucesso e de criar o conhecimento necessário para seu desempenho de longo prazo?
A tarefa dos gestores, executivos e líderes empresariais é PARAR de tratar os resultados como uma meta que alguém alcança por "mirar" melhor, como se fosse um jogo. Em vez disso, os resultados são um produto que surge de forma espontânea a partir do domínio de práticas que se harmonizam com os padrões inerentes ao próprio sistema. Em outras palavras : "NÃO ADMINISTRE OS RESULTADOS" e sim "CRIE UM CÍRCULO VIRTUOSO" entre Pessoas, Clientes, Sociedade e Acionistas para real Criação de Valor.
Um abraço a todos.
Valérya Carvalho
- Valerya Carvalho's blog
- Login or register to post comments












